Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Segunda-feira, 11/02/2013

Nesta segunda (11), o ex-atacante Pinga completaria 89 anos

José Lázaro Robles nasceu no bairro da Mooca, em São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 1924. Pinga, como era conhecido, marcou época no Vasco entre 1953 e 1962, tornando-se um dos maiores artilheiros da história do Gigante da Colina, ficando atrás apenas de Roberto Dinamite, Romário e Almir.

Sua carreira começou nos início dos anos 40, na equipe do Juventus, de onde se transferiu para a Portuguesa de Desportos, atuando junto com seu irmão mais velho, Arnaldo. Em 1949, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, mas acabou não sendo convocado para a Copa do Mundo do ano seguinte, no Brasil. Porém dois anos depois, de volta à amarelinha, conquistou seu primeiro título no exterior, o Pan-americano do Chile, marcando um dos gols na vitória por 3 a 0 sobre os donos da casa, na final.

Após ter seu passe valorizado, em virtude de ótimas atuações na Seleção, em que marcou 10 gols em 19 partidas, e na Portuguesa, o canhoto veio para São Januário no ano de 1953. Logo no início de sua trajetória cruzmaltina, conquistou o Torneio Octagonal Rivadávia Correia Meyer, marcando os dois gols que deram o título ao Vasco, na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo. No ano seguinte, Pinga foi à Copa do Mundo da Suíça e marcou dois gols.

Entre 1956 e 1957, Pinga faturou mais três títulos com a camisa do Vasco: o Campeonato Carioca, a Taça Tereza Herrera e o Torneio de Paris. Os dois últimos foram conquistados após uma bem-sucedida excursão à Europa. Em 1958, além de conquistar pela primeira vez o Torneio Rio-São Paulo, o Gigante venceu de forma emocionante o Campeonato Carioca.

Naquele ano, Vasco, Flamengo e Botafogo terminaram o campeonato empatados em pontos. Com isso, houve a necessidade de se criar dois triangulares finais para decidir o campeão, já que, no primeiro, houve um novo empate. No segundo e decisivo triangular, realizado já em janeiro de 1959, chamado de "super-supercampeonato", o Vasco sagrou-se campeão.

Em 1962, Pinga se despediu do Vasco com 250 gols e três títulos. Dois anos depois, no retorno às origens, encerrou a carreira no Clube Atlético Juventus, que o revelou para o futebol. Pinga faleceu no dia 8 de maio de 1996 em Campinas.

"Meu forte era a velocidade. Naquele tempo, o futebol era mais técnico que o de hoje, mais lento. Eu me destacava justamente por correr muito." (Pinga em entrevista a Manchete Esportiva – abril/1978).


Foto: Divulgação


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias