Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Segunda-feira, 31/12/2012

Fontana completaria 72 anos nesta segunda-feira (31/12)

Há exatos 72 anos, em Santa Tereza (ES), nascia José de Anchieta Fontana, o zagueiro Fontana. Apelidado de Xerife, possuía ótimas qualidades técnicas: boa colocação na área, excelente impulsão e ótimo senso de cobertura. Fontana começou nas divisões de base do Vitória, em 1958, mas não durou muito tempo, transferindo-se no ano seguinte para o Rio Branco, onde permaneceu até 1962, quando foi contratado pelo Vascão.

No Gigante, Fontana se destacou ao formar zaga com Brito, uma das duplas mais famosas e temidas pelos atacantes do futebol brasileiro, conquistando a Taça Guanabara de 1965, além de um Rio-São Paulo em 1966. Além disso, o Xerife ficou marcado por nunca ter sido expulso com a camisa cruzmaltina.

As boas atuações no Vasco da Gama (onde jogou de 62 a 68) levaram Fontana para a Seleção Brasileira. Com a camisa canarinho, ele disputou 11 partidas (oito vitórias, dois empates, uma derrota).

Em 1980, oito anos após se aposentar e retornar para o Espírito Santo, Fontana acabou falecendo aos 39 anos de idade, vítima de um infarto, durante um jogo de futebol entre amigos.


Foto: Divulgação

 


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias