Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Quinta-feira, 06/12/2012

Especial 15 momentos do Tricampeonato Brasileiro

1997. Para os vascaínos, um ano mágico. Para o Brasil e para o mundo, um ano de alguns acontecimentos históricos. Foi neste ano que foi aprovada no Senado Federal brasileiro a Emenda Constitucional que possibilitou a reeleição de prefeitos, governadores e do presidente da república. Em junho daquele ano, o país via o nascer de um novo ídolo no esporte: Gustavo Kuerten, o Guga, vencera o torneio de Roland Garros, um dos mais importantes do tênis.

Em agosto, o mundo lamentou a morte trágica da princesa Diana, membra da família real britânica. E também viu o nascimento de um fenômeno literário, a saga Harry Potter, escrita pela britância J.K. Rowling.

Já no fim do ano, numa tarde ensolarada típica do verão carioca, um momento de extâse e glória coroou aquele que foi um dos anos mais marcantes da história do Vasco. Em 21 de dezembro 1997, num Maracanã com mais de 90 mil pessoas, o Vasco da Gama se sagrou campeão brasileiro pela terceira vez em sua história após um empate em 0 a 0 com o Palmeiras.

Naquele dia, todas as grandes vitórias conquistadas ao longo de Campeonato Brasileiro foram coroadas com a bela taça do tricampeonato, que 15 anos depois repousa em lugar especial na sala de troféus de São Januário. E um certo " Animal" entrou de vez para o panteão de grandes ídolos da torcida vascaína.

Edmundo, Felipe, Carlos Germano, Antônio Lopes, Evair, Mauro Galvão, Odvan, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon… Com uma equipe de craques consagrados e de jogadores que se tornariam ídolos do cruz-maltino, a conquista do Vasco não foi fácil e teve muitos momentos marcantes, alguns mais conhecidos e outros não muito lembrados pelos vascaínos. Como o golaço de Pedrinho sobre o Flamengo no início da competição, a goleada no dia do aniversário de 99 anos do Vasco, o dia em que Edmundo foi garçom de Evair… Recordar é viver!

Por isso, a partir desta sexta-feira (07/12) até o dia de aniversário de 15 anos da conquista, em 21 de dezembro, o Site Oficial do Vasco publicará uma série de 15 matérias especiais relembrando alguns jogos, momentos e histórias inéditas que marcaram a trajetória do Gigante da Colina no torneio.

Fique ligado e relembremos juntos os momentos dessa conquista histórica!


O inesquecível time campeão brasileiro em 1997


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias