Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Sexta-feira, 09/11/2012

Há exatos 77 anos, nascia Écio Capovilla, campeão em 1958

Écio Capovilla nasceu há exatos 77 anos, em Valinhos, interior de São Paulo. Médio-volante clássico, chegou ao Vasco em 1956, permanecendo até 1964, e entrou para a história do Gigante ao conquistar o SuperSuperCampeonato Carioca de 1958. Atualmente mora em Campinas-SP.

Seu esporte favorito sempre foi o futebol. Com apenas 14 anos de idade, participou de jogos da divisão infantil da liga campineira pela equipe do Esporte Clube Rigesa de Valinhos. Após uma ida frustrada ao Rio de Janeiro, em 1955, Écio voltou a Campinas, tentando recomeçar sua carreira. Um ano mais tarde, apareceu a grande chance de sua vida: a pedido de Martin Francisco, então técnico do Vasco, Écio foi contratado e no ano seguinte, atuando pela equipe principal, teve destaque ao conquistar o SuperSuperCampeonato Carioca e o Torneio Rio-São Paulo. Além disso, participou de vários torneios internacionais, viajando com a equipe.

Em 1960 ele foi convocado para a Seleção Brasileira, quando disputou a Copa Roca e Oswaldo Cruz, na Argentina e Paraguai, respectivamente. Em 1964, transferiu-se para o Sporting Cristal de Lima, no Peru, onde ficou até encerrar sua carreira, dois anos depois. De volta a sua cidade natal (Valinhos), Écio trabalhou como gerente em uma multinacional por 35 anos. Com seu trabalho, surgiu o convite do prefeito para ser Secretário de Esportes da cidade.

Foto: Divulgação


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias