Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Domingo, 22/07/2012

‘Gol Monumental’ de Juninho Pernambucano completa 14 anos

Há 14 anos, Juninho Pernambucano marcou um golaço de falta diante do River Plate (ARG), no estádio Monumental de Nuñes. O lance foi um dos marcos da conquista da Libertadores de 1998. Era a segunda partida da semifinal da competição. Na primeira, o Gigante da Colina havia vencido por 1 a 0, gol marcado por Donizete. Os argentinos, mesmo com o resultado negativo, afirmavam que iriam se classificar para a final.

Jogando em casa, o adversário abriu o placar com Sorín, depois da cobrança de falta de Galhardo. Com o resultado, os argentinos sentiam-se mais a vontade para pressionar o Cruz-Maltino, que não se intimidava e lutava heroicamente pela classificação. Gallardo perdeu duas oportunidades no primeiro tempo. O Vasco chegou com Luizão, que sofreu um pênalti não marcado pelo árbitro.

A segunda etapa seguia como a primeira: River todo no ataque e o Vascão esperando um contra-ataque para matar o jogo. Para melhorar o passe, o técnico cruzmaltino, Antônio Lopes, decidiu colocar Juninho Pernambucano no lugar de Luizão. A alteração surtiu efeito e a equipe de São Januário passou a ficar mais tempo com a bola.

Quando parecia que a disputa iria para os pênaltis, surge o lance que entraria para a história do Vasco e que marcaria o Reizinho na Colina e seus súditos. Montserrat comete falta em Vágner na intermediária do campo. Após o juiz marcar a infração, os jogadores adversários tentavam retardar cobrança e desconcentrar Juninho. Mas não conseguiram.  Aos 37 minutos, o meia se tornava Rei ao bater com força na bola, que faz uma curva impressionante para entrar caprichosamente no ângulo de Burgos. Um golaço!

Juninho e os seus companheiros comemoraram com euforia o gol histórico que rendeu a classificação para a final diante do Barcelona (EQU). O Monumental ficou perplexo, calado, com a obra de arte do Reizinho, enquanto a torcida vascaína festejava.  O lance épico daquela conquista é lembrado em todos os jogos do Vascão, seja em São Januário ou longe dele, com o refrão: “Contra o River Plate sensacional. Gol do Juninho, Monumental” .


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias