Em 16/08/2019 às 10h57


Defesa evolui e contribui para crescimento do Vasco no Brasileiro

Por: Carlos Gregório Júnior

Brasília, DF

image
Henríquez se firmou após chegada de Luxa- Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Invicto há quatro partidas, o Vasco da Gama atravessa um bom momento e está em ascensão dentro do Campeonato Brasileiro. Se vencer o Flamengo no próximo sábado (17/08), por exemplo, o Almirante irá encerrar a rodada na zona de classificação para a Conmebol Sul-Americana. O crescimento cruzmaltino é fruto da evolução do sistema defensivo sob o comando do treinador Vanderlei Luxemburgo. 

Com Luxemburgo, em 10 compromissos pelo Campeonato Brasileiro, o Almirante sofreu apenas oito gols, o que simboliza uma média inferior a um gol sofrido por partida. Além do aumento da proteção ao sistema defensivo, a melhora passa também pela bom desempenho dos zagueiros Oswaldo Henríquez, Ricardo Graça e Leandro Castan, que retornou contra o Fluminense, jogo que marcou o início da série invicta.

image
Ricardo é o grande destaque defensivo do Vasco no Brasileirão

O zagueiro que mais atuou no Brasileirão foi Ricardo. Em 10 partidas, o jovem efetuou 19 desarmes, fez 60 rebatidas e realizou três interceptações, o que o torna um dos mais efetivos jogadores da posição no torneio. Logo depois, com sete aparições, vem o colombiano Henríquez, com 10 desarmes, 36 rebatidas e 01 interceptação. O capitão Castan entrou em campo quatro vezes e possui seis desarmes, 19 rebatidas e três interceptações. Os dados são do site FootStats.

Os pilares da retaguarda também se destacam quando o assunto é o jogo limpo. Considerando os clubes do Rio de Janeiro, a zaga vascaína é a que menos cometeu faltas no Brasileiro. Castan, Henríquez e Ricardo fizeram juntos 11 faltas. Carli e Gabriel, titulares do Botafogo, somam 16, o mesmo número que Nino, defensor do Fluminense, fez sozinho durante toda a competição. Léo Duarte, Thuler e Rodrigo Caio, do Flamengo, cometeram 26 faltas.

image
Castan é o zagueiro do Rio menos faltoso no Brasileiro- Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Comente essa notícia

Videos

#JamaisTerásACruz

desenvolvido por: