Em 22/08/2017 às 00h04


Sessão Solene na Sede Náutica comemora os 119 anos do Vasco

Por: Sarah Borborema

Sede Náutica da Lagoa, Rio

image

Estiveram presentes na mesa o presidente do Conselho Deliberativo Luis Manoel Fernandes, o presidente Eurico Miranda, Silvio Godoí (2º vice-presidente), Rubens Lopes (presidente da FFERJ), Sergio Frias (vice-presidente do Conselho Deliberativo), Nelson Tomaz Braga (desembargador do TRT/RJ), Carlos Teixeira da Silva (professor titular de história na UFRJ), Francisco Manoel de Carvalho (deputado estadual), Paulo Roberto Correa (juiz titular da 8ª Vara Cível, Eraldo Leite (presidente da ACERJ) e Paulo Germano Maciel (vice-presidente da Federação Nacional dos Clubes do Brasil) - Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Seguindo a tradicional programação em comemoração aos 119 anos de fundação do Club de Regatas Vasco da Gama, a Sessão Solene foi realizada na noite desta segunda-feira (21/08), na Sede Náutica da Lagoa. Com a presença de todos os poderes do clube, os sócios com 50 anos de contribuição receberam seus escudos de ouro. Aos Beneméritos e Grande Beneméritos foram entregues os títulos e carteirinhas.

O presidente do Conselho Deliberativo, Luis Manuel Fernandes, abriu a solenidade com felicitações ao Vasco.

- Uma solenidade plena de história, plena de simbolismo. É um momento de grande felicidade para nós comemorar o aniversário do Vasco. Hoje são 119 anos de existência, lutas, glórias, realizações. São poucas as instituições do Brasil que conseguem chegar a essa longevidade - disse.

image
Presidente Eurico Miranda falou sobre o desafio de colocar o Vasco em seu devido lugar

Após a realização do protocolo inicial da cerimônia, com a execução dos hinos nacional brasileiro, de Portugal e do Vasco da Gama, o presidente Eurico Miranda falou aos presentes, reafirmando a importância de participar de mais um ciclo de vida do Cruzmaltino.

- A força do Vasco é algo que permite que a gente possa enfrentar e superar problemas. E esses problemas estão sendo superados. Não podemos superar todos, mas estamos gradativamente ultrapassando todos com um intuito só, não tem outro: de colocar o Vasco no lugar dele. O Vasco tem que estar obrigatoriamente numa posição cimeira. Costumo dizer para os nossos adversários que o Vasco pode não ser melhor que algum deles, mas nenhum deles é melhor que o Vasco, nenhum. Por tudo que o Vasco tem, por sua história, pelo que representa. Isso é que permite que nós possamos ir caminhando com o objetivo de colocar o Vasco na posição que é dele por direito, por direito de conquista. Sem dúvida, o Vasco irá chegar lá - disse o presidente Eurico Miranda, que também agradeceu aos familiares, ao 2º vice-presidente Silvio Godoí e à Nossa Senhora.

image
Sessão Solene foi prestigiada por diversos vascaínos ilustres- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Na sequência, o professor titular de história da UFRJ, Francisco Carlos da Silva, discursou a cerca da trajetória do Vasco e de todas as suas conquistas em suas lutas sociais, dentro e fora de campo. Ele ainda destacou a importância do Gigante da Colina no cenário brasileiro ao longo de seus 119 anos de fundação.

Em um ato histórico, ao fim da solenidade, o presidente Eurico Miranda recebeu um Decreto de Alvará Régio dando ao Vasco da Gama o título de "Real Sociedade", alcançado durante o reinado do português D. Luiz I. O documento, emitido em 1 de fevereiro de 2017, tem a assinatura do Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança.

image

André Luiz Vieira Afonso (vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio) recebeu o título e a carteirinha de Grande Benemérito - Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

image

Sessão Solene foi encerrada com o grito de Casaca - Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Comente essa notícia

Videos

Bastidores | Vasco 2 x 0 São Paulo | Brasileirão 2018

desenvolvido por: