Em 19/05/2017 às 10h54


Vasco vem sendo o "Rei dos Clássicos" na categoria sub-20

Equipe júnior do Gigante da Colina ainda não foi superada por nenhum rival na temporada de 2017

Por: Carlos Gregório Júnior

São Januário, Rio

image
Paulo Vitor marcou duas vezes contra o Flamengo- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

A invencibilidade de 14 jogos, o título da Taça Guanabara e a grande campanha na Copa do Brasil não são os únicos elementos que comprovam o bom momento vivido pelo Vasco da Gama na categoria sub-20. O time júnior possui o melhor desempenho do Rio de Janeiro nos clássicos. Em sete duelos contra rivais no Campeonato Carioca, o Gigante da Colina obteve quatro vitórias e três empates.

O excelente retrospecto, entretanto, começou com dois empates dentro de São Januário. Apesar de ter sido superior, o Almirante não conseguiu impedir que o placar final dos clássicos contra Fluminense e Botafogo fosse 1 a 1. Na ocasião, Moresche balançou as redes contra o Tricolor e Pedro Bezerra contra o Alvinegro. Curiosamente, o sub-20 obteve o primeiro triunfo longe de seus domínios.

Em 26 de abril, na Gávea, o Vasco da Gama derrotou o Flamengo por 1 a 0. O gol foi marcado por Paulo Vitor e a vitória fez o Gigante da Colina quebrar um longo tabu, tendo em vista que não vencia o Rubro-Negro em seu estádio há pelo menos 15 anos. O "Clássico dos Milhões" marcou o início do atual período de invencibilidade e os retornos de Alan Cardoso, Andrey e Mateus Vital ao sub-20. 

image
Andrey, Alan e Paulinho festejam gol no Fluminense na decisão da Taça GB

Um mês após o triunfo, os Meninos da Colina voltaram a reencontrar o Rubro-Negro, dessa vez pela semifinal da Taça Guanabara. Com uma atuação avassaladora, o Cruzmaltino não deu chances para o rival em São Januário e venceu pelo placar de 3 a 0, com gols de Mateus Vital, Paulo Vitor e Andrey. O resultado fez o Almirante se garantir na decisão do primeiro turno, onde derrotou o Fluminense por 1 a 0. Paulinho garantiu o título.

Na Taça Rio, por já possuir uma vaga na semifinal do Estadual, o Vasco optou pela utilização de atletas recém-promovidos para a categoria e/ou que não atuaram com frequência no ano. A ausência dos titulares, entretanto, não impediu a continuidade do retrospecto positivo, pois sub-20 já superou o Botafogo e empatou com o Fluminense no segundo turno. O próximo clássico será contra o Flamengo, na segunda (22), às 11 horas.

Desempenho do Sub-20 nos clássicos durante o Campeonato Carioca:

29/01/2017- Vasco da Gama 1 x 1 Fluminense- Moresche
17/03/2017- Vasco da Gama 1 x 1 Botafogo- Pedro Bezerra
26/03/2017- Flamengo 0 x 1 Vasco da Gama- Paulo Vitor
23/04/2017- Vasco da Gama 3 x 0 Flamengo- Mateus Vital, Paulo Vitor e Andrey
30/04/2017- Fluminense 0 x 1 Vasco da Gama- Paulinho
06/05/2017- Botafogo 1 x 2 Vasco da Gama- Vágner e Pedro Bezerra
13/05/2017- Vasco da Gama 2  x 2 Fluminense- Marquinhos e João Victor

image
Pedro Bezerra em ação contra o Botafogo na Colina- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Comente essa notícia

Videos

Meninos da Colina: Robinho

desenvolvido por: