Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Sexta-feira, 27/01/2012

Coronel, ex-lateral vascaíno, completa 76 anos nesta sexta

O lendário lateral-esquerdo do Vasco Antônio Evanil da Silva, o Coronel, faz 76 anos nesta sexta-feira (27). O jogador chegou em São Januário ainda garoto vindo da roça. Quando conseguiu subir aos profissionais, tratou de colocar o seu espírito guerreiro e de liderança, da onde veio o apelido Coronel, para conquistar o seu espaço no elenco e no coração da torcida vascaína.

Aos 20 anos, ganhou o Carioca de 1956. Pouco tempo depois, em 1958, faturou o Super-supercampeonato, o estadual mais emocionante de todos os tempos, formando uma das linhas defensivas mais famosas da história do Cruz-Maltino – Paulinho, Bellini, Orlando Peçanha e Coronel. Virilidade e raça eram as suas principais características para anular os grandes pontas-direitas da sua época, como Tilê, Dorval, Joel, entre muitos outros.

Mas seus combates mais épicos foram diante de Garrincha e com o Vasco quase sempre vencendo o Botafogo. Por causa deles, o lateral cruzmaltino ficou conhecido mundialmente por ser considerado o melhor marcador de Garrincha, opinião do próprio botafoguense, sendo um dos orgulhos em sua carreira.

Coronel, contudo, ficou marcado, acima de tudo, pelo orgulho de atuar ostentando a Cruz de Malta no peito. Foi um dos atletas que mais demonstrou amor à camisa vascaína, entregando-se nas partidas e sempre fazendo questão de expor seu sentimento pelo Gigante da Colina.
 


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias