Em 16/01/2016 às 14h08


Equipe adulta do Vasco se prepara para estreia no Campeonato Brasileiro

Por: Thiago Moreira

A equipe feminina adulta de futebol do Vasco da Gama está de volta e já tem data marcada para estrear. Tetracampeão nacional, o Gigante da Colina entrará em campo na próxima quinta-feira (21/01), às 19h30, para enfrentar o Rio Preto (SP), pela primeira rodada do Grupo 2 do Brasileirão. No jogo inicial, as vascaínas encaram as atuais campeãs da competição fora de casa, no Estádio Riopretão, em São José do Rio Preto (SP).

image
Capitã da equipe sub-17 campeã estadual em 2014, Larissa Araújo está de volta ao Vasco
Foto: Carlos Gregório Jr-Vasco.com.br 

A base do novo elenco cruzmaltino será formada por jogadoras que tiveram passagem por São Januário. Algumas atletas campeãs sub-17 com o Almirante também integram o grupo de jogadoras na disputa do torneio nacional. Marcos Silva, que já comandou o Cruzmaltino em outras edições do torneio, será o técnico responsável por comandar as Meninas da Colina na busca de mais um título nacional.

- A expectativa é ótima para esta competição, mesmo com pouco tempo de trabalho e o time muito jovem. A estreia será um jogo difícil, enfrentaremos uma equipe acostumada a disputar este tipo de competição. Mas as meninas estão assimilando bem os treinamentos. Infelizmente não devo contar com a Rayssa, que é uma jogadora importante, mas não conseguimos inscrevê-la até o momento - disse o treinador.

Para a primeira partida, o comandante relacionou três jogadoras que levantaram o troféu carioca juvenil no ano passado: Thayane, Laís e Andressa. As atletas Ana Beatriz, Sthephanie, Ingrid e Aryane também já vestiram o uniforme do Almirante e viajarão para a cidade paulista, mantendo a fama do Vasco da Gama de clube formador no esporte. Além de ser o único time grande do país a possuir categorias de base dedicadas ao futebol feminino, o Gigante da Colina é o responsável por revelar a maior jogadora de todos os tempos, cinco vezes vencedora do prêmio de melhor do mundo da Fifa, a alagoana Marta.

image
Ester possui passagem pela Seleção Brasileira- Foto: Reuters

Com passagens por Seleção Brasileira e por grandes times europeus, como o Chelsea (ING), a volante Ester atuou com a ex-vascaína Marta na Seleção e é a atleta mais experiente da equipe. Foram oito anos defendendo a "amarelinha", tendo o seu ápice na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim. A atleta chegou junto de suas antigas companheiras de clube, Bia e Giovana. As três vieram do Kindermann (SC), atual vencedor da Copa do Brasil. Ao Site Oficial, Ester comentou sobre o desafio de representar o Cruzmaltino.

- O retorno do Vasco para o futebol feminino me deixou muito feliz. Espero que a gente consiga um bom resultado no Campeonato Brasileiro. Estamos trabalhando, apesar das dificuldades, mas nosso foco é conseguir uma classificação. Aos poucos, o time irá se ajustar. Temos uma responsabilidade grande por ser um clube gigante, ainda mais o Vasco da Gama. Então a gente já entra ciente disso, por estar com a camisa vascaína é uma responsabilidade grande e a cobrança aumenta - ressaltou Ester.

Outra que chegou recentemente, vinda do Vitória (PE), foi a atacante Rayssa Neres, que retorna a São Januário após dois anos no futebol nordestino. A jovem de 19 anos iniciou sua trajetória na Colina Histórica em 2007 e foi artilheira do clube em todas as categorias que passou. A carioca integrou a equipe sub-17 campeã do Mundialito de Clubes, em Portugal, na temporada 2012. Foi Neres a principal jogadora do Colégio Vasco da Gama durante a conquista da Copa do Brasil Escolar sub-17, em 2013.

image
Rayssa Neres retorna ao Vasco após passagem pelo futebol pernambucano- Foto: Carlos Gregório Jr-Vasco.com.br

Sistema de disputa do Campeonato Brasileiro

Além do Vasco da Gama e do Rio Preto (SP), seu rival na estreia, o Campeonato Brasileiro contará com a participação dos seguintes clubes: Adeco (SP), América Mineiro, Caucaia (CE), Corinthians, Duque de Caxias, Ferroviária (SP), Flamengo, Foz Cataratas (PR), Iranduba (AM), Pinheirense (PA), Portuguesa (SP), Santos, São Francisco (BA), São José (SP), Tiradentes (PI), Viana (MA), Vitória (BA) e Vitória (PE). Os times estão divididos em quatro grupos com cinco times e os dois primeiros de cada chave avançam de fase. A chave cruzmaltina conta ainda com Adeco (SP), América Mineiro e Corinthians. 

Comente essa notícia

Videos

Bastidores | Vasco 2 x 0 São Paulo | Brasileirão 2018

desenvolvido por: