Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Basquete

Segunda-feira, 11/05/2015

95 anos de bola na cesta

O pivô José Vargas na final do Mundial contra o San Antonio Spurs em 1999

O Vasco não é só futebol. Todas as modalidades esportivas que o Gigante da Colina se prestou a desenvolver ao longo dos seus quase 117 anos contribuíram de alguma forma para o engrandecimento desta instituição. Muitos torcedores vascaínos ainda comemoram a recente conquista do Campeonato Carioca no ano do Centenário do Futebol do Vasco (1915-2015). Todavia, trocando os pés pelas mãos, comemoramos também esse ano, os 95 anos da institucionalização da prática do basquete.

Em 11 de maio de 1920 foi criado oficialmente o Departamento de Basquete do Club de Regatas Vasco da Gama. O surgimento do basquete no Vasco representou a materialização dos anseios de parte do quadro associativo vascaíno em praticar este esporte, que estava se desenvolvendo cada vez mais à época na cidade do Rio de Janeiro.

O basquete é uma das práticas esportivas que mais representam o amor do vascaíno pelo clube e serve de espaço para que o Vasco possa demonstrar a sua força dentro do campo esportivo nacional e internacional. Passando pela conquista do Torneio Initium de 1925 até a geração vencedora dos finais dos anos 90 e início dos anos 2000, com os títulos de Campeão Mundial FIBA, Bicampeão Sul-Americano e o Bicampeonato Brasileiro, glórias que arrebataram o coração dos torcedores do Gigante da Colina e ajudaram a acirrar a rivalidade com adversários históricos.


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias